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{"id":5423,"date":"2019-07-08T08:15:19","date_gmt":"2019-07-08T11:15:19","guid":{"rendered":"http:\/\/www.lwassociados.adv.br\/?p=5423"},"modified":"2019-07-08T08:17:15","modified_gmt":"2019-07-08T11:17:15","slug":"rejeitado-tramite-de-adi-ajuizada-por-confederacao-que-representa-servidores-publicos-de-forma-heterogenea","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/www.lwassociados.adv.br\/rejeitado-tramite-de-adi-ajuizada-por-confederacao-que-representa-servidores-publicos-de-forma-heterogenea\/","title":{"rendered":"Rejeitado tr\u00e2mite de ADI ajuizada por confedera\u00e7\u00e3o que representa servidores p\u00fablicos de forma heterog\u00eanea"},"content":{"rendered":"

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou o tr\u00e2mite da A\u00e7\u00e3o Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6143, ajuizada pela Confedera\u00e7\u00e3o dos Servidores P\u00fablicos do Brasil (CSPB) contra a Lei 3.462\/2019 do Estado do Tocantins, que suspendeu a concess\u00e3o de progress\u00f5es e reajustes aos servidores p\u00fablicos estaduais pelo per\u00edodo de 24 meses.<\/p>\n

Segundo o ministro, a CSPB n\u00e3o tem legitimidade para o ajuizamento da a\u00e7\u00e3o de controle de constitucionalidade, pois se trata de uma entidade sindical que, conforme seu estatuto, representa servidores p\u00fablicos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judici\u00e1rio de todas as entidades federativas. \u201cA jurisprud\u00eancia da Corte \u00e9 firme no sentido de que somente se considera entidade de classe aquela que re\u00fana membros que se dedicam a uma s\u00f3 e mesma atividade profissional ou econ\u00f4mica\u201d, explicou.<\/p>\n

A confedera\u00e7\u00e3o, observou Lewandowski, n\u00e3o demonstrou que congrega federa\u00e7\u00f5es de sindicatos que representem a maioria absoluta de um grupo de atividades ou profiss\u00f5es id\u00eanticas, similares ou conexas. \u201cConfigurada a heterogeneidade da entidade, evidencia-se sua ilegitimidade ativa para propor a\u00e7\u00f5es de controle abstrato de constitucionalidade\u201d, concluiu.<\/p>\n

Na ADI, a entidade alegava que as modifica\u00e7\u00f5es previstas na lei afrontam a iniciativa privativa do governador do estado para dispor sobre leis que alterem ou modifiquem o regime jur\u00eddico de cargos, fun\u00e7\u00f5es ou empregos p\u00fablicos na administra\u00e7\u00e3o direta e aut\u00e1rquica.<\/p>\n

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